O primeiro sistema de restauro foi inserido em 2000 com o lançamento do Windows ME, apesar de se poder fazer o restauro manualmente no Windows 98 não era muito eficaz e muitas das vezes nem se conseguia restaurar os ficheiros. Actualmente esta ferramenta foi melhorada ao longo dos anos e é recomendado que se crie pontos de restauro para resguardar as definições do sistema, um dia com certeza pode ocorrer alguma mudança nas configurações do Windows provocada por algum programa instalado recentemente, e que de maneira nenhuma querias que acontecesse, nesse caso, será necessário reverter a maquina para um momento anterior.
Se estiver com um laptop é aconselhável que o ligue na tomada, porque quando o ponto de restauro estiver em execução, convém que não seja interrompido por falta de energia. Além disso, é preciso ter precaução com alguns programas que dizem limpar o registro do Windows, porque muitos deles acabam por apagar os pontos de restauro criados, muita cautela!
O que acontece quando utilizas esta ferramenta para retornar para ou dia anterior?, vamos imaginar que instalou 2 programas hoje, e que apenas 1 deles está a causar modificações no Windows que não são do teu interesse, se aplicar o restauro do sistema para um dia anterior, os 2 programas que instalou não estarão presentes depois da ação ser realizada com sucesso, assim terás que voltar a instalar o software que não causou problema, isso não irá apagar os ficheiros que estão no HD, apenas modifica o registro do Windows e propriedades do sistema operativo.
Siga os passos abaixo para criar e também reverter para uma configuração anterior:
Passo 1 - Escreva restauro na barra de pesquisa do Windows e clique em Criar um ponto de restauro.
Passo 2 - Na janela propriedades do Sistema, clique em Criar...
Passo 3 - De seguida escreva algo que o faça lembrar o porque de criar o ponto de restauro, clique Criar e espere que o Windows faça o restante processo.
Com o ponto de restauro criado, veremos agora como o usar e reverter para um estado anterior.
Passo 4 - Escreva novamente restauro na barra de pesquisa do Windows e clique em Restauro do sistema.
Passo 5 - Escolha a opção, seleccionar outro ponto de restauro e clique em seguinte.
Passo 6 - Mais abaixo active a opção, mostrar mais pontos de restauro, e de seguida o seu ponto de restauro criado irá aparecer, seleccione, no meu caso o que diz ponto de restauro seguro, clique em seguinte.
Passo 7 - E pronto!!! basta clicar em concluir e espere que o Windows reinicie e restaure todo o sistema.
Sem comentários:
Enviar um comentário